sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fases do luto

1 - FASE DO CHOQUE E NEGAÇÃO:
Ela surge imediatamente após a perda e tem duração média de 1 a 14 dias. A gente não acredita no que aconteceu porque estamos em estado de choque, sentimo-nos perdida, só e apática. Depois sentimos falta de apetite, insônias, náuseas e sensação geral de desconforto. No meu caso ainda tive que enfrentar as dores que fica no local da cirurgia da cesárea.

2 - FASE DO DESESPERO E EXPRESSÃO DA DOR:
Duas semanas após a perda de nossos bebes a descrença em relação ao que aconteceu desaparece, passamos a ter consciência da morte de nossos anjinhos. Os sintomas depressivos aumentam muito, havendo a ausência de interesse pelas atividades vitais e a alteração dos padrões normais de comportamento. Queremos dormir o tempo todo, se pudéssemos nos esconderíamos do mundo, sentimos vergonha pelo que passamos, sentimo-nos humilhadas e impotente diante da morte. Muitas vezes perdemos o interesse pelo sexo, porque ele nos faz lembrar-se de nossos filhos, mas esta fase é passageira, mas pode durar de 3 a 4 meses. São frequentes os pensamentos e sonhos sobre o bebe, começamos a imaginar como seria nosso bebe, com quem se parecia e se chegamos a vê-lo as imagens de seu rostinho não sai da nossa mente. Passamos a ter sentimentos como a raiva de tudo e todos inclusive de Deus e culpa quer para si, quer para os profissionais de saúde. A simples presença de grávidas ou recém nascidos nos abala emocionalmente, chega a nos agredir somente de vê-los, pois nos sentimos injustiçadas, e passamos a fazer vários questionamentos do porque elas podem ter seus filhos e nós não. Habitualmente esta fase tem a duração de 6 a 8 meses.

3 - FASE DE RESOLUÇÃO E REORGANIZAÇÃO:
Esta fase caracteriza-se pela recuperação do interesse pela vida, pelo trabalho e pelas relações pessoais, nos apegamos novamente em Deus procurando consolo. O futuro deixa de ser tão pessimista, pois a perda começa a ser aceita, porque não podemos mudar o que aconteceu, nada neste mundo trará de volta nossos bebes, o que diminui os sintomas depressivos sentidos há alguns meses atrás. Choramos com menos freqüência, os sentimentos de vazio e de tristeza diminuem, passamos a lembrar de nossos bebes como anjos que partiram, mas esquecê-los é impossível. Mas no lugar da dor, passamos a sentir a saudade dos momentos vividos com nossos bebezinhos e começamos a pensar na possibilidade de ter outro filho novamente.
Estas fases não são uma regra, mesmo porque cada pessoa reage de um jeito próprio, e o sentimento de dor em relação à perda depende muito do desejo que esta mulher tinha em relação ao filho. Quanto maior o desejo de ter esta criança, maior é o sofrimento!
Caso esteja sendo muito difícil superar esta fase de luto, você deve procurar ajuda de um psicólogo, pois a recusa de apoio pode agravar os problemas levando a depressão profunda, ou ao consumo de calmantes e bebidas. Muitos casamentos terminam diante da perda de um bebe, porque a mulher não consegue dominar seus sentimentos e projeta sua raiva na família que não tem culpa do que aconteceu. Eu mesma procurei ajuda quando perdi o meu bebe, e foi muito importante pra mim, me ajudou muito a me encontrar de novo.



A Morte não é o fim é um breve intervalo,
porque o espírito do nossos bebes são eternos
eles não morrem.
Um dia nos reencontraremos com nossos anjos no céu.



*Texto retirado do blog de Cacylia, uma mãezinha de anjo, que com mto amor ajuda outras mães que também passa por essa grande dor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário